segunda-feira, maio 9

CASAMENTO, DUREZA DE CORAÇÃO E DIVÓRCIO

Moisés permitiu que se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. (Mt 19.8)



O Criador estabeleceu princípios, que são fundamentos necessários para se viver com dignidade na Terra. Os fundamentos dão sustentação ao que edifica sobre eles e por isso o primeiro passo para se construir um edifício é providenciar os fundamentos. A Bíblia é o livro onde encontramos os princípios de vida com dignidade revelados por Deus no transcorrer dos séculos. Aliás, princípios são tão importantes que o nome do primeiro livro bíblico, Gênesis, é uma transliteração do grego e significa literalmente, princípios ou começos.

Foi o próprio Deus quem estabeleceu que o homem deve se unir à sua mulher e tonrar-se com ela "uma só carne". Na verdade, o casamento abençoado é uma união em três níveis: físico (na carne), emocional e espiritual. Assim, conforme relatado em Mateus 19, Deus não planejou o divórcio para o homem, mas instituiu a fidelidade à aliança conjugal como princípio de vida. Ao ser questionado acerca da razão pela qual o divórcio é admitido na Lei, Jesus explicou que a única razão para o princípio da fidelidade conjugal ser quebrado é este: a dureza dos corações.

Coração duro é consequência do pecado e da falta de comunhão com Deus (cf. Hb 3.13). Há anos ouvi de um pastor veterano que a chance de um casal que ora junto diariamente divorciar-se é zero. Acredito nisto, pois a comunhão com Deus é o antídoto a uma gama de malefícios que afetam a vida familiar. Outra causa do endurecimento do coração é o rancor e a mágoa. Conflitos não resolvidos nos termos bíblicos (de perdoar até "setenta vezes sete") minam os relacionamentos e corroboram na falência de muitos casamentos.

O coração duro faz com que a pessoa rejeite a Palavra de Deus (cf. Hb 3.15). A pessoa que sofre deste mal tanto deixa de dar ouvidos ao Senhor, como também se lança na rebeldia e na incredulidade.

Assim, cuide para que seu coração seja reto diante de Deus e sempre sensível à Palavra. Mantenha a Palavra de Deus e os Princípios de Vida que Ela contém "guardados" no seu coração (cf. Sl 119.11). Isto será uma garantia de proteção e bem-aventurança para sua vida e toda sua casa
Bispo Petrizi

Nenhum comentário: